Oficina presencial: “Saúde Conectada: Vivências com o Telenordeste”
Com o tema “Saúde Conectada: Vivências com o Telenordeste”, as oficinas que ocorreram nos dias 04 e 05 de junho de 2025, em quatro turmas, contemplaram as sete regiões de saúde do estado, com convite enviado a todos os 75 municípios que realizaram adesão ao projeto. Esses momentos tiveram como público-alvo os profissionais de APS cadastrados no projeto (médicos, enfermeiros, nutricionistas), ACS e gestores de saúde.
As oficinas contaram com apresentação dos resultados atuais do projeto e dinâmicas para aprendizagem com metodologias ativas. Entre as dinâmicas realizadas, uma delas foi intitulada de “vozes do projeto”, onde o objetivo foi criar um espaço seguro para que profissionais de saúde expressassem suas percepções, dificuldades e sugestões sobre o projeto, favorecendo o acolhimento e a construção coletiva. Com a mudança de gestão em quase 50% dos municípios do estado no ano de 2025, muitos profissionais ainda não conheciam o projeto, tornando essa dinâmica ainda mais importante, pois abriu um espaço de divulgação e acolhimento para eles.
Além desses momentos, houve apresentação da teletriagem, modalidade realizada pelos enfermeiros do TeleNordeste para os casos de saúde mental infantil, com foco na qualificação dos atendimentos e envolvimento das equipes de cuidado; Apresentação da teleconsultoria assíncrona na prática, modalidade que vem ganhando espaço no projeto, apoiando bastante os profissionais de APS na solução de suas dúvidas e evitando encaminhamento para especialistas presenciais; Momento prático de teleinterconsulta na especialidade de neuropediatria, que é muito solicitada no projeto.
Todos esses momentos foram importantes para reforçar a importância do projeto, o apoio que podemos ofertar para os médicos da APS, ampliando acesso a especialistas e otimizando as filas de espera.
Por fim, os profissionais de APS que mais realizaram teleinterconsultas/ teleconsultorias no projeto receberam seus certificados de reconhecimento.